segunda-feira, 7 de março de 2011

Cuidados básicos com nossas queridinhas e preciosas unhas!!!!!

Sempre estou em busca de informações e dicas de saúde, sou até meio chata quando vou a manicure e vejo a mulherada usando alicates, palitos tudo em comum sem esterilização adequada, algumas até perguntam para as manicures se foi esterilizado, e claro elas respondem que sim, vai acreditar né!!!!
Já tive algumas manicures que não eram só minhas manicures, e sim amigas, e sempre me falavam não acredite quando dizem que foi esterilizado, pois na maioria das vezes não foi ou então ficou ali na estufa por uns dez minutinhos e pronto acreditam que foi cumprido o papel de esterilizar.
Ah, detalhe no site (Albert Einstein), em cuidados com a saúde informa que a estufa não cumpre o papel de esterilização eficaz e sim o AUTOCLAVE ( Aparelho que usa vapor de água sobre pressão), só este processo  garante a esterialização eficaz. 

Então minha fonte para essas dicas preciosas é com referência  na  Sociedade Beneficente Israelita Brasileira:

DICA 01 - ESTERILIZAÇÃO CORRETA:

Certifique-se que os instrumentos metálicos como espátula,alicate, tesouras e cortadores de unha são esterilizados em AUTOCLAVE ( Aparelho que usa vapor de água sobre pressão) e não em estufa. Só esse processo garante a eficácia.

Perigo: Transmissão do vírus HIV, hepatite B e C, principalmente, e outras patologias cuja a transmissão é via sanguínea.

DICA 02 - MATERIAIS INDIVIDUALIZADOS:

As lixas de unhas, pés e calcanhares, e os palitos devem ser de uso pessoal. Leve seu kit ou certifique-se que esses materiais são individualizados.

Perigo: Contaminhação por fungos e bactérias e até vírus.

DICA 03 - CUIDADO COM AS CUTÍCULAS:

Cutículas são necessárias, principalmente nos pés, pois funcionam como uma vedação. Logo não devem ser tiradas em excesso.

Perigo: Quando retiradas em demazia podem causar a paroníquia - inflamação periungueal (área ao redor da unha) grave.
 
DICA 04 - NÃO MEXAM NOS CALOS:

 A pedicures não são profissionais habilitadas para retiras a calosidade.

Perigo: Infeccção bacteriana grave e até malperfurante plantar ("pé de diabético").

DICA 05 - USO FREQUENTE E ININTERRUPTO DE ESMALTES:

Tente deixar pelo menos um dia da semana sem pintar as unhas.

Perigo: O uso excessivo de esmaltes provoca o ressecamento da queratina(proteína que forma a unha). Muitas vezes esse ressecamento se manifesta com manchinhas esbranquiçadas. Na dúvida consulte um dermatologista para descartar problemas de micoses.

 DICA 06 -CALCANHARES COM DESCAMAÇÃO:

Cremes feitos de ácidos salicílico devem ser prescritos apenas por dermatologistas. E nada de usar fórmulas caseiras tidas como mágicas.

Perigo: É necessário descartar a presença de fungos antes de rotular como descamação de pele seca.

DICA 07 - CORTE DAS UNHS DOS PÉS:

As unhas devem ser cortadas com formato reto. Não se deve cortar os cantos de forma arredondada.

Perigo: Desta forma, a unha crescerá para dentro da pele e, assim, começa o processo de unha encravada.

DICA 08 - BASE FORTIFICANTE:

Evite o uso de bases formuladas sem orientação médica, principalmente aquelas à base de formol.

Perigo: O formol em concentração não adequada pode queimar e até necrosar as cutículas.

DICA 09 - COR DOS ESMALTES:

Evite pintar continuamente com tons avermelhados ou escuros, use esmaltes mais claros pelo menos uma vez por mês. Os esmaltes vermelhos não fortificam as unhas - isso é mito.

Perigo: Mancha nas unhas.

DICA 10 - UNHAS ENCRAVADAS:

Salão de beleza não é local para tratar as unhas encravadas. " Cutucar as os cantinhos com palitos, colocar algodão sob as unhas são procedimentos errados.

Perigo: Infecção grave com risco de osteomielite (processo inflamatório agudo ou crônico do tecido ósseo, produzido por bactérias), erisipela, entre outras doenças.

 Então para evitar todo esse perigo que ronda nossas unhas e nossa saúde, é melhor seguir as dicas e adquirir seu kit manicure, eu já tenho o meu e você?


Nenhum comentário:

Postar um comentário